O que procura?

Encontre serviços e informações

Enfermeira atleta inspira colegas a se exercitarem regularmente

A enfermeira Cristiane da Vitória é um exemplo de que é possível conciliar trabalho e atividade física regular

“Praticar atividade física é investir em saúde e qualidade de vida”

Uma disposição surpreendente e contagiante. A enfermeira Cristiane da Vitória é um exemplo de que é possível conciliar trabalho e atividade física regular. Ela é plantonista no Pronto Atendimento de São Pedro, em Vitória, diarista no Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), em Cariacica, e atleta. Isso mesmo. Cristiane tem dois empregos, participa de corrida de longa distância, pratica kickboxing todos os sábados, e já se aventurou no tiro esportivo e no remo.

Você já deve estar se perguntando como é possível trabalhar numa profissão exaustiva, na maioria das vezes, e ainda se dedicar ao esporte com disciplina. Foi essa mesma curiosidade que levou o Coren-ES a conversar com Cristiane.

Encontramos uma pessoa motivada, sorridente e cheia de energia. Mas ela confessa que nem sempre foi assim.

“Até seis anos atrás, eu só tinha disposição para o trabalho. Nada além disso. Nos dias de folga não dormia bem e estava sempre cansada. A nossa atividade deixa a gente exausta e estressada. Nós cuidamos do outro e esquecemos da própria saúde. Quando enxerguei isso de fato, decidi tomar uma atitude”.

E a atitude foi se exercitar. Logo surgiram os primeiros resultados positivos. Passou a um sono de qualidade, disposição, flexibilidade e menos ansiedade. Animada com isso, partiu para a corrida de rua. Aí, o que inicialmente era um hobby, se tornou uma atividade mais séria. Em 2014 ela e outros atletas criaram uma equipe de corredores, que ganhou o nome de “10temidos”.  O grupo só cresceu e já coleciona diversas vitórias.

Inspiração – O modo de vida adotado por Cristiane tem inspirado muitos colegas. E para dar uma forcinha a mais, ela já organizou eventos esportivos para os profissionais de enfermagem e demais funcionários do Heac.

Ela pondera que “realmente não é fácil dar conta de um ou dois empregos e ainda cuidar da casa e da família, mas se a gente não tiver saúde, fica mais difícil ainda. Porém, se estamos bem, trabalhamos melhor e somos mais felizes. Por isso tento incentivar as pessoas a se exercitarem”.

A dica da Cristiane é começar com uma caminhada, ainda que curta, e aos poucos ir avançando. Ela garante que a sensação de bem-estar virá rápido e será um combustível para continuar em frente.

Cristiane também lembra que junto com o exercício físico vem a vontade de adotar outros hábitos, como o de se alimentar melhor. “Uma coisa leva à outra. Você passa a se cuidar em todos os aspectos”.

E não é preciso gastar além do normal ou se privar demais para ter uma alimentação saudável. Cristiane, por exemplo, faz as refeições oferecidas no hospital e no PA. Leva apenas uma fruta diariamente para o trabalho.

Sempre atenta e motivada, Cristiane está inscrita para a 1ª Corrida da Enfermagem que será realizada no dia 25 de agosto, dentro da programação da Semana da Enfermagem Coren-ES 2019.

Ela espera fazer bonito na competição e conquistar o que já carrega no espírito e no sobrenome.

Fonte: Coren-ES