Enfermagem elege 44 prefeitos, 79 vices e 1.069 vereadores

Nessas eleições municipais, 1.192 profissionais da Enfermagem foram eleitos para ocupar cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, em todos os estados brasileiros. O resultado é um recorde, representa um marco para a profissão e evidencia a confiança da população em nossos profissionais, que, cada vez mais, passam a ocupar espaços de opinião, de gestão e de poder na esfera pública.

O índice de profissionais eleitos é 16% maior, se comparado às eleições municipais de 2016. De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apurados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), são 694 enfermeiros, 379 técnicos e 119 candidatos que usaram o termo “Enfermagem” no nome de campanha.

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Marcos Wersley, o resultado dessas eleições é um sinal do que deve acontecer em 2022. “A maior crise de saúde pública da nossa história colocou a Enfermagem em evidência e levou a população a reconhecer e a confiar em nossos profissionais. O resultado está aí e nos trás uma responsabilidade muito grande. Precisamos nos organizar para ter um desempenho ainda melhor em 2022, pois precisamos defender o SUS em nível federal”, considera.

Segundo o presidente do Cofen, Manoel Neri, o resultado reflete o reconhecimento social da importância da Saúde. “A Enfermagem representa mais da metade dos recursos humanos do SUS e, nesta pandemia, demonstrou força e coragem, impedindo o colapso sanitário do país. Parabenizo os eleitos e espero que sua atuação nas câmaras municipais e nas prefeituras contribua para fortalecer a assistência à saúde, neste momento tão adverso”, afirmou Neri.

Veja o números de profissionais da Enfermagem eleitos por estado:

AC: 6
AL: 14