Empresa de home care expõe profissionais e pacientes a riscos em meio à pandemia

O estado dos hospitais e unidades de saúde neste momento é preocupante e inspira cuidados, mas a situação que a fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) encontrou nesta semana em uma grande empresa de home care é estarrecedora e digna de intervenção imediata. Veja o vídeo.

Sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para trabalhar, profissionais de Enfermagem são obrigados a realizar procedimentos como banho, troca de fraldas, higienização íntima, administração de medicamentos, aspirações, punção venosa, administração de dieta via gastrostomia e demais procedimentos com luvas plásticas, máscaras de pano caseira e nada mais, em plena pandemia. Nem avental tem disponível.

A empresa alega que não consegue fazer as aquisições no mercado, por causa da alta procura e escassez de matérias-primas. Desta forma, iniciou fabricação própria desses produtos. Entretanto, a fiscalização constatou que o material utilizado é impróprio, está em desacordo com as normas de segurança vigentes e não confere proteção ao profissional e nem ao paciente.

Segundo o presidente do Coren-DF, as alegações da empresa não justificam a situação de descaso em relação à equipe de Enfermagem. “A falta de critérios e cuidado é evidente. Nem das máscaras de pano estão cuidando, entregam para a própria família do paciente lavar e entregar ao profissional. O fornecimento de luvas de saco plástico é um absurdo”, lamenta Dr. Marcos Wesley, que realizou a inspeção com o vice-presidente do Coren-DF, Dr. Tiago Pessoa e com a chefe do departamento de fiscalização, Dra. Sheila Costa.

Após a fiscalização, a empresa declarou que nesta sexta-feira receberia um lote de EPIs e regularizaria a situação do fornecimento aos profissionais. Caso isso não se confirme, o Coren-DF vai tomar medidas jurídicas urgentes para proteger a vida dos profissionais de Enfermagem.

O Coren-DF vai continuar a expor esse tipo de irregularidade, pois é de interesse público e atenta contra a saúde de profissionais e pacientes. Serão resguardados todos os dados sigilosos, mas serão expostos todos os dados possíveis dos contraventores nas instâncias adequadas.