“Diretrizes Epidemiológicas da Meningite: Atuação da equipe de enfermagem” é tema de curso do Coren-DF

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) realizou, nesta sexta-feira (17), no auditório do UniCeub (Campus Taguatinga) o curso “Diretrizes Epidemiológicas da Meningite: Atuação da equipe de enfermagem” e teve como facilitadora dra. Kelly Coelho. Dividido em teoria e prática foram abordados assuntos relacionados aos agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais, Protocolos, diagnósticos, critérios de inclusão e exclusão, anamnese, exame físico, condutas, avaliações, vacinas, entre outros.

Meningite é um tema muito atual e segundo a facilitadora, o curso veio para chamar a atenção dos profissionais para que fiquem atentos aos casos da doença, além da atualização teórica em relação à sua atuação. “Esse espaço para diálogo acerca de temas da saúde é de fundamental importância no exercício na enfermagem. No Brasil, a doença acomete pessoas de todas as faixas etárias. É importante se atualizar e buscar aprimorar os conhecimentos acerca da doença”, afirmou kelly.

Everton da Silva Freitas se formou em enfermagem, em dezembro de 2019 e viu no curso uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos acerca da Meningite e se antecipou antes do surgimento de um caso na prática. “Após o curso, sinto que aumentou meu conhecimento em relação ao tema e um embasamento para lidar com os casos que vão surgir durante meus plantões. Ainda não fui surpreendido com um caso da doença, mas as informações do curso esclareceram muitas dúvidas e me sinto disposto para acompanhar os pacientes acometidos com a doença”, disse.