O que procura?

Encontre serviços e informações

Dia Internacional da Segurança do Paciente

A campanha mundial promove a conscientização sobre o tema

No dia 17 de setembro é celebrado o Dia Internacional da Segurança do Paciente. A data convida profissionais de saúde e população a se sensibilizarem para um dos mais importantes componentes da assistência, o atendimento seguro aos pacientes. Segundo estimativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 134 milhões de eventos adversos ocorrem anualmente devido ao cuidado inseguro em hospitais de países de baixa e média renda, contribuindo para 2,6 milhões de mortes.

Segundo a Enfermeira integrante da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do Coren-DF, Dra. Thatianny Tanferri de Brito, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), segurança do paciente é quando se consegue reduzir ao mínimo aceitável o risco de danos desnecessários ao paciente. “Existe uma complexidade de ações que deve envolver desde os profissionais da área de saúde que estão na ponta até os pacientes. Quem está na alta gestão também deve estar envolvido em ações proativas para prevenir os erros e, caso aconteça um incidente, desenvolver ações para tentar corrigir e mitigar os danos”, explicou.

Thatianny ressaltou que a enfermagem tem um papel importante e de protagonismo nesse processo de segurança, pois é o profissional que está mais próximo ao paciente dentro do ambiente hospitalar.

Fonte: Ascom/Coren-DF