Coren-DF participa do Seminário de Aprimoramento em Enfermagem Obstétrica no HMIB

O seminário faz parte de um curso de qualificação sobre enfermagem obstétrica e assistência ao parto

Conselheira Drª Vilma, Presidente Drº Marcos Wesley e Drª Kleyde Ventura coordenadora do Apice on, no Seminário de Aprimoramento em Enfermagem Obstétrica

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) participou da abertura do Seminário de Aprimoramento em Enfermagem Obstétrica, no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), nessa segunda-feira (08). O presidente do Coren-DF, Marcos Wesley, compôs a mesa de abertura do evento.

O seminário faz parte das etapas do curso: Qualificação para o Trabalho em Equipe no Cuidado ao Parto e Nascimento. De acordo com a coordenadora do projeto Aprimoramento e Inovação no Cuidado e no Ensino da Atenção Obstétrica e Neonatologia (Apice On), Dra. Kleyde Ventura, o curso tem 132 horas de aulas práticas. “Hoje é o primeiro dia de apresentações. São momentos de importância com base nas ferramentas e projetos de formação do Apice On, ampliar a capacidade dos serviços e qualificar seus modelos de atenção, formação e gestão”, explicou.

Drª. Kleyde Ventura explica que na primeira etapa do curso, as enfermeiras obstétricas vão a hospitais de referência para praticar e ampliar sua capacidade de pensar os modos de cuidar, de gerir e de formar. “Elas voltam aos serviços depois dessa imersão e trabalham para qualificar o plano interativo que todos os hospitais Apice On têm. Agora, as profissionais têm a oportunidade de apresentar o que fizeram e quais desafios têm para que a dimensão e inserção do enfermeiro obstétrico em hospitais universitários vire uma realidade”, afirmou.

Esse seminário é voltado para os hospitais, os trabalhadores, os gestores e estudantes. E contou com representantes do HMIB, do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Regional de Medicina (CRM), da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do DF (Abenfo-DF) e do Projeto Apice On.

Mesa de abertura composta por representantes do HMIB, do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal, do Conselho Regional de Medicina (CRM), da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do DF (Abenfo-DF) e do Projeto Apice On.

Apice On

É um projeto com financiamento do Ministério da Saúde e executado pela escola de enfermagem, que conta com a participação de 96 hospitais de todas as regiões do país. Esse projeto tem como objetivo qualificar a atenção, a gestão e a formação em hospitais de ensino universitários ou auxiliares de ensino nos campos de atenção obstétrica e neonatal.