Coren-DF participa do I Encontro do DF em atenção à pessoa com deficiência física: Estomia e Incontinência

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), participou nesta terça-feira, 03 de dezembro, no auditório da Fundação Hemocentro doI Encontro do DF em atenção à pessoa com deficiência física: Estomia e Incontinência. Promovido pela Câmara Técnica de Cuidados com a Pele, da Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o evento reuniu profissionais da Enfermagem que debateram temas, tais como, “Manejo de estomas respiratórios e alimentares”, entre outros.

O objetivo do encontro foi capacitar os profissionais de enfermagem em diversos campos de atuação. De acordo com Edlaine Lopes, coordenadora do encontro, “as palestras servirão para auxiliar nos manejos adequados dos sintomas intestinais, urinário, respiratórios e alimentares”. Ela também comentou sobre o surgimento da necessidade para a realização do evento, que se justifica pelo surgimento do número de ostomizados no Distrito Federal. Segundo ela, os casos chegam a 1300 mil, além dos que estão no Sistema Prisional.

O presidente do Coren-DF, dr. Marcos Wesley Feitosa, participou da mesa de abertura e falou da importância de encontros relacionados a temas que possuem grande relevância para a sociedade e para o profissional de enfermagem. “É importante ouvir a necessidade dos pacientes, dos profissionais que estão nas unidades de saúde. O paciente ostomizado, por exemplo, precisa de um bom atendimento e o enfermeiro tem grande importância nesse processo”, ressaltou.

Ele também comentou que existem vários artigos que tratam da atuação do enfermeiro na recuperação de crianças ostomizadas. “O importante é pensar sempre na equipe multiprofissional, no fortalecimento da enfermagem para que a sociedade perceba que esses profissionais fazem diferença no tratamento dos pacientes”, disse.

A programação foi divida com aplanação da Legislação pertinente aos Ostomizados, o manejo adequado com os estomas, e sobre incontinência urinaria. Além disso, o encontro contou com espaço para debates ao final de cada palestra. Entre os principais temas também foram abordados: “Legislação em vigência, Lesão Medular: Manejo Intestinal e urinário/ Recomendações sobre cateterismo urinário; Manejo de estomas respiratórios e alimentares; Manejo de Estomias intestinais e urinários; Terapia Nutricional para a pessoa com Gastrostomia”.