Coren-DF fiscaliza UBS 4 de Planaltina

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 4 de Planaltina é de grande porte. No total, são oito equipes empenhadas no atendimento da população. A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esteve lá para averiguar as condições de funcionamento, o fluxo de atendimento à Covid-19 e as condições de segurança dos pacientes e da equipe de Enfermagem.

A principal deficiência das equipes é o número pequeno de agentes comunitários de saúde. O ideal seria 32, mas tem apenas 6. Não obstante, muitos profissionais de todas as especialidades estão afastados, por ser do grupo de risco ou por atestado médico. Essa condição acaba desfalcando as equipes e comprometendo o rendimento da unidade.

A fiscalização constatou reclamações insistentes sobre a regulação excessiva no fornecimento de EPIs, principalmente, em relação às máscaras cirúrgicas e N95. Segundo informações, a distribuição estava afetada porque um lote de N95 chegou com defeito e foi recolhido pela Anvisa. Por outro lado, os servidores se recusaram a usar máscaras de fabricação não-industrial como máscaras caseiras. Todos recebem faceshield ou óculos de proteção. A situação está sendo acompanhada.

A UBS 4 de Planaltina conta com plano de contingência e área de atendimento externa para pacientes com sintomas respiratórios. O espaço para medicação é bom e arejado. Há sala de emergência para casos mais complexos. Como ocorre em outras unidades de saúde do DF, a troca da empresa de limpeza e conservação causou desabastecimento de produtos.