Coren-DF fiscaliza Instituto de Cardiologia

A equipe do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esteve no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal para fiscalizar a unidade, apurar denúncias e fazer o levantamento situacional de risco frente à pandemia da Covid-19.

O ICDF reservou 5 leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus. Na urgência e emergência, tem uma sala mais reservada para atendimento de casos suspeitos e coleta de exames. No momento da fiscalização, não havia registro de nenhum paciente infectado na unidade.

Segundo a enfermeira fiscal Lorenna Viana, a instituição tem fluxo de atendimento, plano de contingência, protocolos, procedimentos operacionais padrão, treinamentos e circulares para orientar a equipe no atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. Há 3 psicólogos 3 psiquiatras prestando apoio à equipe de Enfermagem.

Segundo o hospital, não há déficit de profissionais. A taxa de ocupação está baixa. O remanejamento está suprindo a demanda e há planejamento para contratação de novos profissionais em caso de necessidade.

O ICDF é pioneiro na fabricação de máscaras cirúrgicas. Tem máscaras N95, mas, segundo a chefia da equipe, os fornecedores estão limitando compras e o uso está racionalizado. Não houve reclamações dos funcionários quanto à proteção individual.

No que diz respeito às relações multiprofissionais, a fiscalização orientou a instalação de uma Comissão de Ética para mediar conflitos e sanear comunicações internas.