O que procura?

Encontre serviços e informações

Coren-DF fiscaliza HRSM

O Hospital de Santa Maria (HRSM) é a segunda principal unidade de referência para atendimento à Covid-19. A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esteve lá para averiguar as condições de funcionamento da instituição e para apurar denúncias.

O HRSM instalou uma tenda externa para acolhimento e triagem dos pacientes com sintomas respiratórios. Os demais fluxos de atendimento, na maternidade, no centro cirúrgico e em outros setores permanecem funcionando com as devidas adaptações. A unidade conta com boa sinalização e infraestrutura adequada de atendimento.

De acordo com informações preliminares, o HRSM distribuiu máscaras N95 que chegaram com defeito de fabricação, na costura e na vedação. Entretanto, a direção alegou que era apenas um lote e que o problema já foi resolvido. Segundo a instituição, cada servidor recebe 4 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por plantão de 12 horas. No momento da fiscalização, não foi constatada a falta desses suprimentos.

Houve denúncias de falta de treinamento, principalmente, sobre preparação do corpo pós-morte, paramentação e desparamentação. No ato de fiscalização, esse problema também já havia sido equacionado. Importante destacar que, além dos treinamentos internos, os profissionais da Enfermagem também podem fazer gratuitamente os cursos oferecidos pelo Cofen, em parceria com a UFSC. Basta acessar: atualizaenfermagemcovid19.ufsc.br.

Outra questão investigada pela fiscalização diz respeito à alimentação e ao repouso dos funcionários. Segundo denúncias, a comida é pouca e a qualidade deixa a desejar e o espaço para repouso seria precário. A fiscalização constatou que a área de descanso foi melhor organizada e, a partir do questionamento da equipe do Coren-DF, a instituição alegou que iria conversar com a equipe de nutrição para melhorar a alimentação dos servidores.

Com base nas apurações, a fiscalização elaborou um relatório circunstanciado com orientações para correção das eventuais irregularidades. Caso os servidores constatem que os problemas persistem, é recomendável que enviem denúncias. O Coren-DF vai continuar acompanhando o caso de perto e pretende realizar novas fiscalizações, sempre que for necessário.