O que procura?

Encontre serviços e informações

Coren-DF fiscaliza Hospital Regional da Asa Norte

Principal centro de referência para o tratamento do coronavírus no Distrito Federal, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) sofre com a escassez de insumos básicos e com a situação precária da climatização na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo fontes internas, as máscaras N95 que estão sendo usadas pela equipe são doação e ninguém sabe até quando vão durar. Para piorar a situação, o ar condicionado não funciona e o suor deteriora ainda mais rápido os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“A climatização é inadequada e funciona precariamente. Isso precisa ser reparado urgentemente, não pode ficar assim. A situação a que os profissionais estão submetidos causa desgaste físico, emocional e picos de estresse que colocam em risco o desempenho da equipe e a vida das pessoas”, opina o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Marcos Wesley. Com as apurações realizadas na fiscalização, o Coren-DF vai tomar as providências necessárias para cobrar das autoridades competentes o fornecimento regular de EPIs e a correção das irregularidades nas instalações de trabalho.

Além do Coren-DF, participaram da força-tarefa o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) e a Ordem dos Advogados do Brasil. “Estamos fazendo a nossa parte, fiscalizando e correndo atrás de soluções para os problemas que encontramos, mas não depende somente de nós. Todas as instituições e a sociedade civil como um todo precisam cobrar do governo que garanta aos profissionais de Enfermagem condições seguras de trabalho. É necessário cuidar de quem cuida”, finaliza Dr. Marcos Wesley.