Coren-DF fiscaliza Hospital Santa Lúcia Norte

O antigo Prontonorte, que hoje se chama Hospital Santa Lúcia Norte, entrou na rota de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). A instituição possui 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes com sintomas respiratórios e mais 15 leitos, para pacientes infectados pela Covid-19 com menor gravidade.

De acordo com dados preliminares da fiscalização, a instituição possui EPIs em quantidade suficiente e existe um enfermeiro destacado para fazer a distribuição e racionalização do material. Nos corredores, tem dispensers de álcool gel de forma abundante. Os funcionários receberam treinamento e o hospital realiza um programa de educação continuada por meio de videoaulas e lives nas redes sociais.

“Não encontramos nenhuma situação de risco evidente. Como a taxa de ocupação do hospital caiu bastante, eles conseguiram remanejar e estruturar bem a equipe. O fluxo de atendimento está definido e não há profissionais afastados com sintomas da doença”, revela a enfermeira fiscal Daniela Bonacasata, que realizou a inspeção acompanhada pela conselheira Luciana Floriani.

Importante registrar que 60 funcionários do grupo de risco foram colocados de férias e as mães de crianças menores de 12 anos estão recebendo uma ajuda de custo, por causa da suspensão das aulas. Os profissionais que vão atuar diretamente no atendimento a pacientes com coronavírus vão receber gratificação de 30% sobre o salário durante a pandemia.