Coren-DF fiscaliza Hospital Regional do Gama

Com o avanço do coronavírus nas cidades-satélites de Brasília, o Hospital Regional do Gama (HRG) se prepara para atender pacientes com sintomas da COVID-19. No intuito de verificar se a organização do serviço está de acordo com as normas e protocolos, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esteve lá para fiscalizar a unidade, apurar denúncias, orientar a equipe e checar a disponibilidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

De acordo com os dados preliminares da fiscalização, houve denúncia de falta de EPIs semanas atrás, mas o fornecimento foi restabelecido e os servidores foram orientados a fazer uso racional dos materiais, para evitar escassez. Nas dependências da unidade, tem água, sabão, álcool gel e papel disponível para todos usarem.

O hospital conta com fluxo de contingenciamento e isolou uma área só para atendimento de pacientes com suspeita da COVID-19. Tem seção de acolhimento, boxes de emergência e 40 leitos de observação. Caso seja necessário atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pacientes serão estabilizados e levados para centros de referência.

No total, 260 funcionários receberam treinamento específico para atuar durante a pandemia no HRG. A equipe foi dividida e uma parte ficou delegada para o atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas da COVID-19. A instituição também reorganizou o centro obstétrico, para avaliar mulheres com sintomas respiratórios sem oferecer risco para o público em geral.