Coren-DF realiza fiscalização no Hospital Águas Claras

Recém-inaugurado, o Hospital Águas Claras iniciou as atividades em processo de preparação para lidar com a pandemia do coronavírus. A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esteve lá, para fiscalizar a unidade e conversar com a equipe de enfermagem sobre a organização do atendimento a pacientes com sintomas respiratórios.

O hospital é referência no atendimento à Covid-19. De acordo com informações preliminares da fiscalização, a unidade conta com plano de contingência e já definiu os protocolos, o fluxo de atendimento e os procedimentos operacionais para enfrentar a pandemia. No Pronto Socorro, a entrada de adultos e crianças é separada, com segregação especial para o fluxo de pacientes com sintomas respiratórios.

A equipe conta com 207 profissionais de Enfermagem e não há déficit de mão de obra qualificada. Há uma equipe exclusiva para atendimento à Covid-19, que usa uniforme laranja. “Existe um técnico em enfermagem destacado para orientar as pessoas sobre lavagem das mãos e para oferecer máscara cirúrgica aos pacientes suspeitos”, revela a enfermeira fiscal Bruna de Oliveira Sousa, que realizou a fiscalização acompanhada pelo presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley.

A fiscalização constatou que existem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em número suficiente para toda a equipe. Para cada funcionário, são oferecidas 4 máscaras por plantão. Nos corredores, tem lavabo, sabonete líquido, álcool gel e papel toalha disponíveis.

Os funcionários contam com serviço de atendimento psicológico e com programa de educação continuada. Teve capacitação específica para triagem e isolamento rápido de pacientes com suspeita de infecção respiratória.