Comissão de Saúde Mental cria projeto sobre qualidade de vida da Enfermagem

A comissão do Cofen busca traçar um diagnóstico situacional da Qualidade de Vida e Saúde Mental dos trabalhadores

A comissão se reuniu na sede do Cofen no dia 30/9 ,1 e 2/10

A Comissão Nacional de Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) elaborou o projeto “Qualidade de Vida e Saúde Mental dos trabalhadores da Enfermagem”, que busca avaliar a Qualidade de Vida e a Saúde Mental dos trabalhadores de enfermagem com suas respectivas correlações. A comissão, que se reuniu nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, ressalta que o projeto pretende colaborar com novas normativas para a profissão.

A partir da execução deste projeto a Comissão pretende caracterizar o perfil de adoecimento dos trabalhadores e gerenciar informações de saúde, a fim de implantar programas de saúde e segurança no trabalho, bem como auxiliar na organização e estruturação dos serviços de saúde.

A coordenadora da comissão, Dorisdaia Humerez, destaca que a pesquisa tem por finalidade a ampliação das ações que ofereçam Qualidade de Vida e de Saúde Mental, promovendo melhoria das condições de trabalho e valorização profissional. Nesse sentido, o resultado da pesquisa possibilitará dar visibilidade aos problemas sofridos pelos profissionais de Enfermagem e, além disso, alinhar ações que melhorem as condições de trabalho da categoria. “Nosso objetivo é investir em políticas que melhorem as normativas e evite imperícias por sofrimentos dos profissionais”, afirma.

O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e os participantes assinarão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A ser vinculado nas mídias digitais, o projeto passará por aprovação do Plenário do Cofen.

Além da coordenadora Dorisdaia, o encontro contou com a participação dos membros Marcos Garcia, Márcia Oliveira, Gustavo Menezes e Conrado Marques.

Fonte: Ascom – Cofen