O que procura?

Encontre serviços e informações

Articulação nacional pela aprovação do #PL2564 tem episódio marcante em MG

O agravamento da pandemia expôs os baixos salários, as jornadas exaustivas e a falta de descanso digno a que a maioria dos profissionais de Enfermagem está exposta no Brasil. Agora, a situação ultrapassou o limite do tolerável e a categoria não aceita mais as péssimas condições de trabalho que estão se perpetuando em todo o país. A revolta da categoria é cada vez mais insurgente e, se a classe política não reagir, a possibilidade de paralizações em nível nacional se torna cada vez mais provável.

Diante desse impasse, a presidente do Cofen Betânia Santos, o presidente do Coren-DF Elissandro Noronha e os presidentes de outros 22 Corens, além de deputados, vereadores e lideranças sindicais de todo o país, se reuniram em Minas Gerais, nesta segunda-feira (7), para decidir o rumo de um movimento nacional de combate à desvalorização e à precarização dos serviços de Enfermagem e para cobrar do presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, a votação do PL2564, que cria um piso justo e uma jornada digna para a categoria em todo o país.

“Embora mais de 70 senadores já tenham declarado apoio e assinado o requerimento de urgência, o senador Rodrigo Pacheco se recusa a colocar o projeto em votação e causa grande revolta entre todos nós. Fomos todos ao gabinete dele, em MG, para manifestar nossa indignação e cobrar um posicionamento claro sobre as nossas reivindicações. Como está, a categoria não vai continuar e a classe política precisa entender o que isso significa, de verdade. A paciência se esgotou e nós vamos até as últimas consequências, se for necessário”, destaca o presidente do Coren-DF, Dr. Elissandro Noronha.

Após a reunião, as lideranças partiram para o gabinete do presidente do Senado, onde fizeram a entrega de um ofício, pedindo urgência na votação do piso justo e da jornada digna. “A Enfermagem é uma só! Estamos aqui unidos, em nome da categoria brasileira, protocolando este documento, para que o senador Rodrigo Pacheco tenha a sensibilidade de pautar urgentemente o PL 2564/2020”, afirmou a presidente do Cofen, Betânia Santos. Em seguida, durante entrevista, o senador sinalizou apoio ao PL.