O que procura?

Encontre serviços e informações

Aprovação da anuidade única é destaque do boletim de notícias

Confira as principais notícias da Enfermagem no mês de setembro

40ª edição – 9/2019

A aprovação da resolução que trata do pagamento de anuidade única aos profissionais com mais de um registro é destaque do boletim de setembro. A medida beneficiará cerca de 100 mil profissionais de Enfermagem.

Confira, também nesta edição, informações do Laboratório de Inovação em Enfermagem, projeto organizado pela OPAS e pelo Cofen, a programação do 22º CBCENF e a campanha do Setembro Amarelo.

Anuidade única para profissionais de Enfermagem é aprovada pelo Cofen

O Cofen aprovou resolução que isenta profissionais que estão inscritos em mais de uma categoria profissional de pagarem a anuidade das categorias menores. O profissional que for registrado como técnico de Enfermagem e enfermeiro, por exemplo, pagará somente a anuidade de enfermeiro.

Os profissionais que já contribuíram com 30 anuidades ou mais, podem requerer inscrição remida e ficam isentos do pagamento de anuidades, segundo a norma aprovada. O documento diminuiu, ainda, o número de taxas e serviços cobrados pelos Conselhos Regionais, de 21 na legislação antiga, para sete. Saiba mais.

OPAS e Cofen lançam Laboratório de Inovação em Enfermagem

Estão abertas as inscrições para o “Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal”. O objetivo é mapear, sistematizar e divulgar experiências inovadoras produzidas pela Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na área da gestão de serviços, da atenção à saúde da população, da educação e da formação profissional. A iniciativa foi promovida pelo Cofen e pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS). Saiba mais.

Comissão Científica lança programação completa do 22º CBCENF

O 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CBCENF) lançou a programação científica completa do evento. A ser sediado em Foz do Iguaçu, o congresso ocorre de 11 a 14 de novembro. Acesse a programação oficial e confira as palestras, mesas-redondas, comunicações coordenadas e prepare-se para o maior evento científico anual da área da Enfermagem na América Latina. Saiba mais.

1º Vice-Presidente da Câmara recebe representantes do Cofen e Coren-PA

O Cofen e o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) se reuniram com o 1º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (PRB-SP). A reunião pautou os projetos de interesse da Enfermagem, em especial as 30 horas semanais e o piso salarial para a Enfermagem. Saiba mais.

Belo Horizonte sedia Reunião Ordinária de Plenário do Cofen

Belo Horizonte recebeu a 516ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Cofen, organizada em conjunto com o Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG). O evento contou com a presença de conselheiros do Cofen e de regionais de todo País. A realização de plenárias em diferentes regiões do Brasil tem o objetivo de ampliar o diálogo com os profissionais da Enfermagem e os Conselhos Regionais. Saiba mais.

Em reunião com TCE-RO, Cofen e Coren-RO debatem jornada de trabalho

O Cofen e o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) reuniram-se com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Edilson de Sousa, para pedir manutenção da atual jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem. O encontro pautou o Termo de Ajuste de Gestão com relação a jornada de trabalho em regime de plantões dos profissionais de Enfermagem de Rondônia. Saiba mais.

Cofen e Coren-SP repudiam violência praticada por paciente contra enfermeira

O Cofen e o Conselho Regional de São Paulo (Coren-SP) consideram grave a violência praticada por uma paciente contra enfermeira da UPA do Cidade Aracy, em São Carlos. É inaceitável que os profissionais que estão na linha de frente do atendimento sofram qualquer tipo de agressão ou ameaça. Essa situação impacta na Saúde e na segurança dos profissionais e, também, na assistência prestada aos cidadãos. Saiba mais.

Formação de técnico para agente de saúde é tema de reunião do Cofen e MS

O Cofen recebeu representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. A reunião tratou de parceria entre o Cofen e o MS na formação técnica a nível nacional para todos os agentes comunitários de saúde. O projeto prevê trazer para o Brasil mudanças muito importantes, sobretudo na atenção primária, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba mais.

22º CBCENF abre novo lote de inscrições. Não fique de fora!

O 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CBCENF) abriu um novo lote de inscrições. Os interessados podem se inscrever e enviar o comprovante de comparecimento até o dia 31 de outubro. Esta edição terá como temática “A formação e o exercício profissional na era tecnológica: impactos na Enfermagem”. A palestra magna, que ocorre no dia 12 de novembro, traz uma discussão sobre o tema central do evento, os “Impactos da Tecnologia na Atenção à Saúde”. Saiba mais.

PL das 30 horas é colocado na Ordem do Dia para votação na Câmara

Projeto de Lei 2295/2000, que regulamenta a jornada dos profissionais de Enfermagem em 30h semanais, recebeu requerimento de inclusão na Ordem do Dia do Plenário da Câmara dos Deputados pelo deputado Vicentinho (PT/SP), no dia 13 de setembro. A regulamentação da jornada de trabalho é uma reivindicação histórica dos profissionais de Enfermagem. O PL, apoiado pelo Cofen e entidades representativas da profissão, tramita há mais de 15 anos.  O projeto de lei recebeu pareceres favoráveis em 2009 e, desde então, está pronto para votação no plenário. Saiba mais.

Comissão de Saúde Mental do Cofen debate a campanha Setembro Amarelo

A Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) debateu sobre os índices de suicídio no Brasil e no mundo. Desde 2015, o Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. Saiba mais.

Fonte: Ascom – Cofen