Após mediação do Coren-DF, Uniplan garante estágio dos estudantes de Enfermagem

O sonho de milhares de estudantes foi interrompido com o início da pandemia. As escolas foram fechadas, as aulas foram interrompidas e a formatura ficou distante no horizonte. Alunos de que estavam prestes a concluir o curso de Enfermagem, faltando apenas o estágio para cumprir os requisitos, ficaram sem saber quando seria possível alcançar o tão sonhado diploma.

É o caso de um grupo de alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), que começou a se manifestar nas redes sociais duas semanas atrás e chegou a realizar um protesto na porta da instituição, buscando informações sobre como e quando conseguiriam realizar o estágio. Diante do impasse, segundo os estudantes, a instituição cogitava a hipótese de realizar a formatura sem o estágio, o que seria um grande prejuízo para os novos profissionais.

Sensível ao problema dos estudantes, a Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa (CTEP) do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) solicitou uma reunião com a coordenação do curso, para discutir a situação. “Entendemos as dificuldades que as instituições de ensino estão passando, mas precisamos buscar alternativas para garantir o direito dos alunos. Por meio do diálogo, podemos construir soluções. Foi justamente o que aconteceu neste caso”, conta a presidente da CTEP, Dra. Ana Maria de Lima Palmeira.

A Uniplan assegurou que o programa de estágio dos alunos do curso de Enfermagem será retomado nesta segunda-feira (28) e anunciou que está com processo seletivo aberto para a contratação de preceptores. Interessados podem se candidatar por meio do formulário disponibilizado no link a seguir: bit.ly/PrecepUniplan

“Estamos atentos a essas situações e nos dispomos a mediar conflitos, para encontrar soluções por meio de um diálogo aberto entre os estudantes e as instituições de ensino. Os alunos que estiverem encontrando dificuldades para ter acesso ao estágio, podem nos procurar que vamos procurar ajudar”, finaliza o presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley.