Enfermagem celebra conquistas em sessão solene na Câmara dos Deputados

Homenagem do parlamento à Semana da Enfermagem é reconhecimento fortuito à categoria

A Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene em homenagem à Semana da Enfermagem de 2023, nesta quarta-feira (17/5), para prestar deferência e homenagens aos 2,8 milhões de profissionais da categoria, que formam a espinha dorsal do sistema de saúde brasileiro. Parlamentares e representantes de classe se revezaram na tribuna para celebrar a conquista do piso salarial, cobrar a aprovação da jornada de 30 horas e reforçar a luta permanente por melhores condições de trabalho no sistema de saúde.

A sessão foi presidida pelo enfermeiro e deputado federal Bruno Farias (Avante-MG), que foi enfático em seu posicionamento. “Temos que agradecer a todos pela contribuição para a efetivação do piso nacional da Enfermagem. E não adianta fazer cara feia, todos vão ter que cumprir o piso, no setor público e no setor privado. Vamos fiscalizar e garantir que a constituição seja cumprida”, asseverou.

Além de Farias, as deputadas Ana Paula Lima (PT-SC), Sâmia Bonfim (Psol-SP) e o deputado Mauro Benevides (PDT-CE) são responsáveis pelo requerimento para a realização da sessão. “A Enfermagem merece esse reconhecimento e agradecemos aos parlamentares que estão ombreados conosco em busca de melhores condições de trabalho para a nossa categoria. Chega de exploração e falta de reconhecimento, queremos viver uma nova realidade”, destaca a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos.

O ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha representou o governo na solenidade. “Eu tive a honra de conduzir a elaboração do relatório de viabilidade econômica do piso no Congresso Nacional e sei que foi um fator importante para a aprovação. Mas o fator mais importante para essa vitória foi a luta da Enfermagem durante a pandemia, salvando milhões de vidas. Graças à atuação da categoria, da UTI à vacinação, a pandemia acabou”, disse.

“O parlamento se uniu em favor dos profissionais de Enfermagem. Seguiremos lutando para que a categoria seja cada vez mais respeitada e fortalecida”, discursou o deputado Mauro Benevides (PDT-CE), representando o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).

A deputada Alice Portugal (PC do B-BA) lembrou que a Enfermagem tem a digital impressa em todas as lutas da saúde e nunca se furtou a cuidar da população. “A categoria tem que ser valorizada em sua ação de trabalho cotidiana”, defendeu. “A Enfermagem carrega a coragem como força de nascença. A categoria conquistou o piso, agora faltam as 30 horas”, completou Érika Kokay (PT-DF).

Para Sâmia Bonfim, a Enfermagem venceu no Congresso Nacional e venceu no STF. “Mas o julgamento no Supremo tem que ser corrigido, pois piso é piso, não tem que passar por convenção coletiva nenhuma”, completou a parlamentar, fazendo referência ao pagamento do piso salarial no setor privado.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), personagem importante na luta pelo piso, lembrou sobre sua relação antiga com a Enfermagem. “Eu sou jornalista e meu primeiro emprego foi no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, o Coren-MA. Hoje, como senadora, tenho a honra de retribuir minha gratidão à categoria”, discursou.

A deputada Ana Paula Leão (PP-MG) relembrou as instituições que estiveram na luta pelo piso salarial. “Aqui nesse parlamento, temos enfermeiras e enfermeiros, assim como nos serviços de saúde, nas escolas, nos institutos de pesquisa em dias de semana, fins de semana, feriados, todos os dias prestando serviços ao país”, pontuou.