Conselhos de Enfermagem criam equipe de resposta rápida para socorrer Yanomamis

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR) criaram uma Equipe de Resposta Rápida para apoiar as ações emergenciais do Ministério da Saúde na crise humanitária que avança sobre a terra indígena Yanomami.

“Em decorrência do adoecimento de crianças e da grave crise sanitária que avança sobre a terra indígena Yanomami, mobilizamos uma equipe para garantir todo o suporte institucional dos Conselhos de Enfermagem e a assistência de Enfermagem de qualidade aos povos indígenas”, declarou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

A ação será conduzida pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde (Coes/Cofen), pela Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural (Conenfsi/Cofen) e por conselheiros federais e regionais especializados nesse tipo de situação.

“Assim como aconteceu na pandemia, mais uma vez, os Conselhos de Enfermagem se colocam a serviço do país e da população nos momentos mais críticos de sua história. A Enfermagem do DF se irmana a essa iniciativa e se coloca à disposição para ajudar em tudo o que puder”, declara o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

A Equipe de Resposta Rápida atuará diretamente nas populações atingidas para fortalecer a assistência de Enfermagem prestada na terra indígena Yanomami e oferecer auxílio técnico e humanitário às ações dos órgãos governamentais. “Vamos atuar em parceria com o Ministério da Saúde, contribuindo para a promoção do cuidado qualificado em Enfermagem”, destacou o coordenador do Comitê de Operações de Emergência em Saúde do Cofen, Eduardo Fernando de Souza.