Representante do Coren-DF encontra ministra da Saúde para tratar sobre o piso da Enfermagem

O conselheiro regional Adriano Araújo, a ministra da Saúde Nísia Trindade e o conselheiro federal Daniel Menezes

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esteve representado na reunião com a ministra da Saude Nísia Trindade para tratar sobre o andamento do piso nacional da Enfermagem pelo conselheiro regional Adriano Araújo da Silva, que também faz parte da Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfemragem (Anaten) e do Fórum Nacional da Enfermagem.

“É ordem do presidente, minha e de todos os secretários que o piso seja pago o mais rápido possível”, asseverou a ministra logo no início do encontro. No dia 17 de janeiro, o Ministério da Saúde instituiu o grupo de trabalho que elabora uma proposta técnica para levar a estados, municípios e entidades filantrópicas os recursos necessários para dar sustentabilidade aos pagamentos.

De acordo com Adriano, a previsão é de que o grupo de trabalho entregue um relatório no próximo dia 27 e, no dia 30, aconteça uma nova reunião com a ministra. “O piso é irreversível, em breve estará nos contracheques, temos essa garantia. Neste momento, estamos apenas trabalhando na parte técnica, para equacionar toda a estrutura orçamentária e financeira, que é bastante complexa. Assim que isso estiver resolvido, o STF suspenderá a medida cautelar”, considera.

Segundo o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, os quadros técnicos e as câmaras especializadas dos Conselhos de Enfermagem foram colocados à disposição do governo. “Continuamos cobrando e colaborando para viabilizar o piso o mais rápido possível. Já superamos as etapas mais difíceis e estamos muito próximos de concretizar essa conquista histórica”, acredita.