O que procura?

Encontre serviços e informações

Cofen dá posse à Comissão de Empreendedorismo do Coren-DF

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) deu posse à Comissão de Empreendedorismo do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) nesta quarta-feira (11), em Brasília. O grupo, que terá a missão de promover novos negócios e a expansão da autonomia profissional na capital do país, será coordenado pelo conselheiro regional Fernando Carlos da Silva, com o suporte do conselheiro regional Adriano Araújo da Silva. A partir dessas duas figuras, empresários, experts e especialistas no assunto serão convidados a discutir as questões e os problemas da área, para buscar soluções que viabilizem o crescimento e a sustentabilidade do setor.

“A instituição dessa comissão tem um importante papel em evidenciar que a atividade autônoma do enfermeiro pode ser uma realidade, para que cada vez mais se criem políticas voltadas para que essa área tenha total respaldo legal. Ainda tem quem enxergue a Enfermagem somente como uma força de trabalho que só funciona ao modo antigo, a serviço dos hospitais. A realidade é que podemos atuar nos consultórios com autonomia e ter retorno financeiro, realizando um trabalho inovador”, destaca o vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos, que coordena o Grupo de Trabalho de Inovação e Empreendedorismo na Enfermagem em nível nacional.

Atualmente, profissionais de Enfermagem do DF já empreendem em consultórios e clínicas, serviços de home care, day care e child care, prestam consultoria em aleitamento materno, assistência ao parto e cuidados com recém-nascidos, cuidados com idosos, realizam treinamentos, vacinação, esterilização de materiais hospitalares, transporte de pacientes e comercialização de produtos hospitalares. “Nosso objetivo é inspirar soluções voltadas para o nosso público, com foco na oferta de serviços de saúde de excelência para a sociedade do Distrito Federal. A Enfermagem pode empreender e trazer inovação para o mercado. Especialmente em Brasília, onde temos profissionais de excelência e demanda em expansão”, considera o conselheiro Fernando Carlos.

Para o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, quem deseja pode se tornar um empreendedor, desde que tome atitudes que favoreçam habilidades e características empresariais. “A solução para enfrentar as dificuldades é ter posicionamento adequado, resiliência, autoconfiança, persistência, equipe qualificada e foco no resultado. Tem que sair da zona de conforto. É necessário empregar determinação e coragem. Quem quer seguir esse caminho deve definir em qual atividade deseja empreender, identificar quais os problemas do público pode solucionar e, a partir dessa leitura de cenário, definir em qual negócio investir”, considera.

Empreender transformou a vida do enfermeiro brasiliense José Junior. “Sempre fui vocacionado para a área da saúde e sempre amei os esportes. Eu queria ter algo que aliasse essas duas paixões. Então, decidi abrir uma empresa especializada em situações de urgência e resgate. Foi a melhor decisão que tomei na vida. Por meio da minha empresa, que mantenho com um sócio, realizo o sonho de atuar em grandes eventos de luta, automobilismo, corridas de rua, motocross, hipismo, kart. Fui enfermeiro de campo na Copa das Confederações, na Copa do Mundo e em três edições do UFC. Já trabalhei em shows da banda Kiss, do Julio Iglesias, da Alanis Morissette. Eu me sinto realizado”, afirma.

Embora seja difícil, ele recomenda o caminho do empreendedorismo para outros profissionais de Enfermagem que, assim como ele, buscam uma vida melhor. “Vale muito a pena. Enquanto a gente vende horas de trabalho para empregadores, nós estamos enriquecendo outras pessoas. Podemos vender o nosso trabalho e gerar riqueza para nós mesmos. Dá um pouco de dor de cabeça, a rotina é intensa, mas compensa. Nosso campo de atuação é amplo e existem muitas oportunidades em diversos segmentos e especialidades”, pontua o enfermeiro José Junior.

De acordo com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), atualmente existem 345 empresas registradas com o termo “enfermagem” no nome. Além desses empreendimentos especializados, profissionais da área possuem outros tipos de negócio, como comércio de produtos e desenvolvimento de tecnologias para atender demandas do mercado de saúde, que é amplo, diversificado e oferece inumeráveis oportunidades de negócio.