O que procura?

Encontre serviços e informações

Parecer Técnico Coren-DF Nº 23/2019

A Unidade de Internação da Maternidade tem sido responsável pelo acompanhamento do abortamento e da indução do parto em casos de feto morto. Não existe plantão médico 24 horas, pois os médicos ficam de sobreaviso no Centro Obstétrico (CO) e não sobem quando solicitados devido à superlotação do CO. Como os procedimentos ocorrem sob cuidados de enfermeiras e técnicas do setor, algumas delas estão respondendo processos administrativos por violência obstétrica, pois pacientes e acompanhantes pensam que os médicos não são chamados para atender esses casos. Existe o agravante de que não há enfermeiros obstétricos no setor.

O parecer técnico é recomendação, relatório circunstanciado, esclarecimento técnico ou opinião fundamentada, manifestada por enfermeiro, a respeito de dúvida sobre atribuições e competências do profissional de enfermagem.

Para solicitar um parecer técnico, escreva para a ouvidoria do conselho. Consulte o acervo de pareceres disponível no site do Coren-DF antes de fazer a solicitação, pois sua dúvida pode já ter sido respondida.