Sistema de Gestão criado pelo Cofen propõe uniformizar ações

Resolução Cofen 587/2018, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (15/10), criou o Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem (SINGEN) e o Comitê Permanente de Serviços Compartilhados (CPSC) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. A resolução foi aprovada na 505ª Reunião Ordinária pelo Plenário do Cofen e já está em vigor.

O SINGEN é um Sistema de Informação e Comunicação a ser utilizado e operado de forma unificada pelo Cofen e pelos Conselhos Regionais de Enfermagem, visando garantir a uniformidade de procedimentos, a redução de despesas locais com tecnologia e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos profissionais de Enfermagem. Já o  CPSC é um comitê que ficará responsável por avaliar, planejar, acompanhar e executar o desenvolvimento do SINGEN em nível nacional. As demandas de tecnologia da informação (TI) relacionadas aos serviços compartilhados do Sistema deverão ser encaminhadas para o CPSC, que dará o tratamento e o andamento adequados.

O documento foi criado a fim de superar o cenário atual de tecnologia da informação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, caracterizado pela diversidade de sistemas para controle e gestão do exercício profissional, falta de padronização de serviços prestados nacionalmente, bases de conhecimento isoladas sobre inadimplência, atendimento, fiscalização, formação técnica dos profissionais, entre outras dificuldades identificadas.

A unificação de processos de trabalho e a utilização de um sistema único nacional trarão ganhos ao Cofen, aos Conselhos Regionais de Enfermagem, aos profissionais de Enfermagem e à sociedade em geral, melhorando a qualidade do atendimento, qualidade e transparência de informações, além de reduzir custos.