Sessão solene em homenagem à Enfermagem reúne 700 pessoas em Brasília

Foto: Assessoria de Comunicação do Deputado Jorge Vianna

Nesta quinta-feira (19), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou uma Sessão Solene em homenagem aos Profissionais de Enfermagem do Distrito Federal. A cerimônia reuniu aproximadamente 700 profissionais e estudantes, em uma celebração emocionante da ciência do cuidado. Logo no início, as luzes foram apagadas e as pessoas acenderam as lanternas dos celulares, em memória às vítimas da covid-19.

Foto: Assessoria de Comunicação do Deputado Jorge Vianna

O evento promoveu um mergulho na história da profissão, dialogando sobre novas tecnologias e tendências da profissão. Um momento marcante foi o desfile de trajes que foram usados por enfermeiras e enfermeiros ao longo dos tempos, até chegar aos dias atuais. O evento teve a participação da Orquestra Sinfônica de Brasília.

Foto: Assessoria de Comunicação do Deputado Jorge Vianna

“Estou feliz por viver essa experiência presencial após tão prolongada pandemia. É bom ver vários colegas aqui presentes. Somos 63 mil profissionais, temos que converter essa força em representatividade. A vida do profissional de enfermagem é muito difícil. A história de ninguém aqui é fácil. Temos que trabalhar em dois ou três empregos para ter algum retorno do nosso trabalho. Portanto, temos que agir para mudar essa realidade. A oportunidade bate à nossa porta”, coloca o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

Foto: Assessoria de Comunicação do Deputado Jorge Vianna

Representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no evento, o conselheiro Gilney Guerra destacou como o processo evolutivo da profissão é complexo. “Desde a fundação da Enfermagem moderna, com Florence, até chegar aos dias atuais, em que estamos lutando pela fixação de um piso salarial, no Brasil, passamos por infindáveis processos e transformações que culminaram no amadurecimento de uma categoria profissional consciente, unida e engajada por direitos”, destacou.

A realização da sessão é uma iniciativa do deputado, técnico em enfermagem e enfermeiro Jorge Vianna (PSD-DF). “Conseguimos reunir profissionais da categoria, humorista, escritora, digital influencer, professores, alunos, empresários. Olhem onde a Enfermagem está chegando! Quebramos a corrente que nos prendia. Estamos revolucionando nas mais diversas áreas, seja na sindical, cultural, política. Deixo aqui meus parabéns aos profissionais e estudantes. Esse momento foi nosso. Onde eu estiver, a Enfermagem será representada”, concluiu o parlamentar.

Fotos: Assessoria de Comunicação do Deputado Jorge Vianna