Profissionais prestigiam homenagem à enfermagem brasiliense

“Hoje, entregamos o prêmio máximo para os destaques da enfermagem brasiliense. É o Oscar para aqueles que escolheram a arte do cuidar como lema de vida e fazem a diferença quando cuidam do seu semelhante”, orgulhou-se o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Wellington Antônio da Silva, durante a Homenagem à Excelência da Enfermagem Brasiliense, que reuniu 300 pessoas no Salão Nobre do Clube do Exército, no Setor de Clubes Sul.

Foram 35 profissionais homenageados, indicados por responsáveis técnicos e colegas de trabalho de instituições de saúde do DF. “Muito obrigado, enfermagem brasiliense, por fazer a diferença”, elogiou o presidente do regional. “Esperamos que esse tipo de homenagem engrandeça cada vez mais a enfermagem. Nós precisamos de referências, nós precisamos de pessoas como vocês”, destacou o secretário do Coren-DF, Eduardo Mamede dos Santos.

O conselheiro federal Jebson Medeiros, representando o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Osvaldo Albuquerque, afirmou que “não é todo dia que somos reconhecidos enquanto profissionais. Ao nosso trabalho no dia a dia, nós dedicamos tudo para pessoas que estamos atendendo e cuidando”. “Nós não escolhemos a enfermagem, a enfermagem nos escolheu”, discursou o tesoureiro do conselho, Paulo Roberto Bezerra.

O gerente de enfermagem da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Márcio da Mata, parabenizou a diretoria do regional pela iniciativa. “Os profissionais estão sendo agraciados com homenagem do nosso conselho regional, da autarquia que nos representa”, emendou.

Valorização

A deputada distrital Celina Leão participou da cerimônia e destacou o modelo de gestão do regional. “O Coren-DF não só fiscaliza, ele é parceiro, faz questão de participar da continuidade da formação”, ressaltou a parlamentar, ao lembrar que, atualmente, o profissional não pega a carteirinha simplesmente, mas passa por um curso de acolhimento de 20 horas.

“Em dois anos, transformamos o órgão fiscalizador em uma entidade acolhedora e preocupada com a formação e qualificação dos profissionais”, avaliou Wellington Antônio. No período, mais de 30 cursos de aperfeiçoamento foram criados.

O presidente também destacou o trabalho de fiscalização noturna desenvolvido desde o fim de 2013. À noite, conselheiros fiscalizam os plantões para constatar se há condições adequadas e dignas ao trabalho da enfermagem.

Os conselheiros regionais, o representante do vice-governador Tadeu Fillipelli, Júlio Jardim, a presidente do Coren-MA, Célia Rezende, a presidente do Coren-MS, Amarilis Pereira, e a ex-presidente do Coren-DF, Eloíza Correia, também prestigiaram o evento, assim como vários responsáveis técnicos, profissionais de enfermagem, familiares e amigos.

Selo comemorativo
Durante o evento, foi lançado o selo comemorativo dos 40 anos do Conselho Federal de Enfermagem. O coordenador regional de negócios dos Correios de Brasília, Roberto Chaves Fernandes, entregou um álbum com as peças filatélicas personalizadas ao presidente do Coren-DF, Wellington Antônio da Silva, e ao conselheiro federal Jebson Medeiros.

Fotos: Arnaldo Filmagens e Fotos

Comments are closed.