Presidente cobra diretor do HBDF por melhoria em condições de trabalho

Auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) participaram da 56ª Semana da Enfermagem, realizada nesta quinta-feira (18), com o tema “Vivenciando as boas práticas em enfermagem”. A gestão administrativa abriu o evento com agradecimentos à equipe de enfermagem pelo excelente trabalho dedicado à sociedade, mesmo face aos problemas enfrentados por toda a rede pública de saúde. Representantes sindicais também participaram do encontro.

gilney-guerra-hospital-de-base-semana-enfermagem-2017Gilney Guerra, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), destacou a situação exaustiva de trabalho dos servidores e o adoecimento deles. O dirigente solicitou ao diretor-geral do hospital, Júlio César Ferreira Jr., que haja em favor dos servidores que trabalham à noite e em turnos seguidos.

O presidente comentou também sobre a criação da Frente Única de Enfermagem, que reúne várias entidades representativas em prol de uma pauta comum. “O Coren-DF está empenhado, junto às entidades de classe, para garantir condições favoráveis aos profissionais de saúde. Precisamos melhorar a assistência à população e garantir a qualidade de vida dos profissionais”, explicou Guerra.

Boas práticas

As equipes vêm implantando técnicas de boas práticas em cada setor individualmente, como montagem de kits para cirurgia, otimização de espaços e realocação de materiais catalogados para facilitar o acesso de técnicos de enfermagem e enfermeiros. Segundo a gerente de enfermagem do HBDF, Ana Aline Freitas, será elaborado um plano de ação que vai guiar a implantação de boas práticas em outras áreas do hospital. A meta é capacitar pelo menos 80% da equipe.

Ao final do evento, foram entregues certificados de honra ao mérito para cada setor, personalizados com uma foto da equipe.

hospital-de-base-semana-enfermagem-2017