Preciso substituir minha carteira profissional?

O Conselho Federal de Enfermagem determinou que as carteiras de identidade profissional emitidas até 31 de dezembro de 2010 devem ser substituídas em 2016. Para isso, o inscrito deve comparecer à sede do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) dentro do prazo (ver cronograma no fim do texto) para ganhar 50% de desconto na emissão de seu novo documento.

As carteiras emitidas a partir de 2011 têm validade de cinco anos. Portanto, o documento emitido naquele ano vence em 2016 e também deve ser substituído. Nesse caso, o profissional de enfermagem precisa comparecer ao Coren-DF dentro de 30 dias antes do vencimento de sua carteira para ter direito a 50% de desconto na taxa de emissão da nova identidade.

Para solicitar a substituição, é preciso comparecer ao Coren-DF e apresentar os seguintes documentos:

• Carteira (cédula) de identidade profissional do Coren-DF (em caso de perda ou roubo, apresentar boletim de ocorrência policial);
  • Uma foto 3×4 recente e com fundo branco;
  • Original e cópia legível dos seguintes documentos:
    • Carteira de identidade ou outro documento com valor legal no qual conste data da emissão e o órgão emitente. No caso de apresentação de CNH, é preciso apresentar também certidão de nascimento ou casamento (com averbação, em caso de divórcio);
    • Comprovante de residência recente (no máximo seis meses), completo e comprovado (rua, número, complemento, bairro, CEP, município e estado). Podem ser usados como comprovante de residência contas de água, luz, telefone (excluindo celular), cartões de crédito ou de lojas, extratos bancários. Só serão aceitas contas no nome do profissional, do cônjuge ou dos pais.

O inscrito deverá regularizar sua situação financeira e cadastral junto ao Coren-DF para solicitar a substituição. A taxa de emissão é de R$ 74,61 (taxa válida até 31 de dezembro de 2016). A nova carteira de identidade profissional fica pronta em até 15 dias.

[table “9” not found /]

Comments are closed.