O que procura?

Encontre serviços e informações

Hran e Unip firmam parceria para melhorar acolhimento a pacientes

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) firmou parceria com a Universidade Paulista (Unip) para treinar 124 alunos de enfermagem, fisioterapia, nutrição e assistência social para acolher e encaminhar os usuários de forma humanizada. O projeto Acolhimento com Universitários é uma iniciativa da gerência de enfermagem do Hran e foi criado a partir da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde. Os estudantes recebem aulas sobre o funcionamento e os serviços do hospital e visitam as dependências da unidade antes de iniciar o atendimento ao público. O curso de extensão começou em 15 de agosto e dura quatro meses.

“Pretendemos desenvolver nesses futuros profissionais a capacidade de escutar e manter empatia com os usuários, algo que pode parecer fácil à primeira vista, mas é extremamente complexo, pois tratamos de relações humanas com pessoas de algum modo fragilizadas por problemas de saúde”, explica Cristine Aguiar, instrutora do curso e assistente da gerência de enfermagem do Hran.

Cristine acredita que a qualificação de novos profissionais de saúde com a perspectiva do atendimento humanizado trará benefícios palpáveis na gestão do sistema público de saúde. “A melhor eficiência no atendimento repercute diretamente no adequado encaminhamento do usuário para o setor correto e, por consequência, produz resultados concretos na recuperação da sua saúde, com economia de recursos humanos e materiais, hoje tão escassos no SUS”, avalia.

Os estudantes acolhedores atuarão nas entradas da emergência, ambulatório e internação do hospital, sob supervisão de servidores de cada área, em três turnos de escala.