08/01/2019

Governador lança SOS DF, com ações emergenciais na Saúde

O governador Ibaneis Rocha lançou, nesta sexta-feira (4), no Setor

O governador Ibaneis Rocha lançou, nesta sexta-feira (4), no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia, o Programa SOS DF, que garante ações emergenciais em áreas estratégicas do governo.

Dentro do programa, a Saúde terá participação destacada com o SOS DF Saúde, que prevê, a partir de segunda-feira (7), mutirões de cirurgias eletivas com foco, principalmente, nas demandas ortopédicas, cardíacas e oncológicas.

Na rede, existem mais de 24 mil pessoas aguardando cirurgias, muitas, há mais de um ano na fila.

Depois que assinou a ordem de serviço para iniciar as ações, o governador Ibaneis anunciou a entrega de 60 novas caminhonetes – movidas a diesel e com tração nas quatro rodas – para a Vigilância em Saúde, que atuarão no combate ao Aedes aegypti. Na oportunidade, o governador garantiu recrutar mais médicos para atender à população.

 

Ibaneis anunciou a entrega de 60 novas caminhonetes diesel para a Vigilância em Saúde

“Vamos trazer mais profissionais para a Saúde e reformar os hospitais. São obras emergenciais em todas as áreas. Além disso, vamos poder contratar mais médicos e demais profissionais de saúde”, afirmou Ibaneis Rocha.

De acordo com o governador, já foi providenciado o pagamento de R$ 29 milhões que eram devidos ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), para a entidade auxiliar nos mutirões de cirurgias cardíacas. “A ideia é voltar a atender todas as cirurgias que ficaram paradas nos últimos meses. Mas vamos ter o SOS DF Saúde em todas as áreas necessárias”, ressaltou.

Além disso, também saiu na edição desta sexta-feira (4) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o decreto para, em caráter emergencial, contratar empresa especializada para prestação de serviço de manutenção e garantia de solução tecnológica para a Secretaria de Saúde. “Esse contrato vem para atender, de forma horizontal, toda a rede hospitalar do Distrito Federal”, explicou Ibaneis.

Durante o evento, que contou com a presença de centenas de pessoas, lideranças comunitárias, representantes do Legislativo e do Executivo, entre eles, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, o governador também anunciou o nome dos novos administradores regionais.

SOS DF – Sob o guarda-chuva do programa SOS DF, estão o SOS DF Saúde, o SOS Segurança e o SOS Rural. De acordo com o governador, a iniciativa tem como pilares principais as áreas da saúde, segurança, educação e obras emergenciais.

A previsão é que aproximadamente 30 equipes, com cerca de 750 profissionais, 250 máquinas e equipamentos, além de 400 caçambas, já estarão nas ruas a partir de hoje (4), para realizar ações em todo o DF.

A ideia é mudar a cara do DF já nos primeiros 100 dias de governo, quando será apresentado um balanço da iniciativa.

 

Fotos: Mariana Raphael/Saúde-DF

 


Fonte: Fonte: Leandro Cipriano, da Agência Saúde