GDF nomeia 366 enfermeiras e enfermeiros aprovados em concurso da SES

O Governo do Distrito Federal (GDF) nomeou mais 366 enfermeiras e enfermeiros aprovados no concurso público da Secretaria de Saúde para a estratégia saúde da família. Em solenidade realizada nesta quarta-feira, no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha assinou o decreto de nomeação e prometeu continuar com as convocações.

“Saúde se faz nas unidades básicas, é cuidando das famílias”, pontuou o governador. “Temos que agradecer a existência do Sistema Único de Saúde. Sou um defensor árduo do SUS e quero deixar claro para vocês que vou continuar trabalhando pela Saúde Pública da população do DF. Vamos trabalhar muito no próximo ano para continuar nomeando os concursados até que se zere essa fila”, completou Ibaneis.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Elissandro Noronha, essas nomeações vão permitir reforçar a atenção primária, que é responsável por 80% do atendimento prestado à população. “Essas nomeações significam um merecido reconhecimento ao esforço daqueles que nunca desistiram e sempre lutaram, debaixo de sol e de chuva, pela merecida nomeação. É uma força de trabalho que chega em momento oportuno, para reduzir o déficit de profissionais e melhorar a qualidade do serviço”, afirma.

Os novos servidores têm até 30 dias para tomar posse. Entre as nomeadas, está a enfermeira Susana Dutra. “A vitória é muito grande. O que eu tenho para oferecer é carinho, cuidado e, principalmente, conhecimento”, garantiu. A enfermeira Dayana Gomes Torres, de 33 anos, também vai tomar posse. “Fiz dois cursinhos, duas provas e, finalmente, cheguei onde queria estar, que é para exercer a profissão de enfermeira na rede pública de saúde. Com certeza, esse é o melhor presente de Natal que poderia ter”, afirma.

“A Enfermagem do DF agradece ao governador Ibaneis Rocha pelas nomeações e o empenho dos deputados Cláudio Abrantes e Jorge Vianna, além do conselheiro do TCDF Dr. Michel, pessoas sem as quais essa conquista não teria sido possível”, destaca Noronha. Para o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, essas nomeações caracterizam o empenho e prioridade que o GDF dá para a atenção primária. “É a porta de entrada do sistema e a chegada desses profissionais ajuda a desafogar a alta complexidade, os hospitais”, considera.