Enfermagem debate ensino a distância

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais promove em Brasília o primeiro seminário sobre ensino técnico e graduação a distância nesta quinta-feira, 07 de abril. O evento busca ampliar e qualificar o debate sobre a educação a distância (EAD) em Enfermagem e suas implicações para a saúde coletiva. “A enfermagem exige habilidades teórico-práticas que não podem ser desenvolvidas sem o contato direto com o ser humano. Entendemos que a formação EAD é um atentado à saúde coletiva”, explica o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.

Desde 2011, todos os conselhos profissionais firmaram posição contrária à educação a distância para formação de profissionais de saúde. A modalidade é admitida, pelo Ministério da Educação, na formação continuada e em algumas disciplinas do curso presencial, podendo chegar a 20% da carga horária.

O seminário será realizado no auditório da OAB Nacional, das 9h às 18h. O evento é aberto ao público e não é necessária inscrição prévia.

Projeto de lei

Em 2015, o deputado federal Orlando Silva (PC do B-SP) propôs o Projeto de Lei 2.891/2015, apresentado pelo Conselho Federal de Enfermagem, que impõe a graduação de enfermeiros e formação de técnicos na modalidade exclusivamente presencial. O PL já recebeu parecer favorável da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Seminário sobre ensino técnico e de graduação a distância do Sistema Cofen/Conselhos Regionais

Quando: 7 de abril de 2016 (quinta-feira), das 9h às 18h.
Onde: Auditório da OAB Nacional. Setor de Autarquias Sul, quadra 5, lote 1, bloco M.

Programação Completa

9h às 10h: Cerimônia de Abertura: Palavra do Presidente do Conselho Federal de Enfermagem: Manoel Carlos Neri da Silva

Conferência “POLÍTICA E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA VISÃO DO GOVERNO FEDERAL”

PALESTRANTE: Jean Marc Georges Mutzig -Diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – DED/CAPES, responsável pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB.

10h às 12h: Mesa Redonda: Possibilidades e desafios na formação da Identidade do profissional de Enfermagem no Ensino a Distância

Expositor: Claudia Maffini Griboski. Diretora de Avaliação da Educação Superior – DAES

Debatedores:

Rosali Isabel Barduchi – Professora Titular da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Enfermagem

Zilamar Costa Fernandes – Assessora Técnica da Presidência e Coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica

Maria José Evangelista – Assessora Técnica do Conselho Nacional dos Secretários da Saúde

Valdelize Elvas Pinheiro – Coordenadora da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa do Cofen

INTERVALO ALMOÇO

14h às 14:30h: DADOS DA FORMAÇÃO EAD EM BACHAREL EM ENFERMAGEM

Expositor: Dorisdaia Carvalho de Humerez – Conselheira Federal do Cofen e avaliadora ad hoc de Cursos de Graduação e Institucional no Sinais/ Inep/MEC. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo; professora aposentadA da Universidade Federal de São Paulo

14:30h às 16h: Mesa Redonda: Condições do Ensino à Distância para formação de Profissionais de Enfermagem e posição do Conselho Federal e Regionais de Enfermagem na defesa dos direito à saúde segura da população.

Expositor: Heider Aurélio Pinto – Secretário de Gestão de Trabalho e da Educação na Cofen/Conselhos Regionais

Debatedores:

Walkirio Costa Almeida – Conselheiro Federal do Conselho Federal de Enfermagem e Coordenador da Câmara Técnica de Fiscalização

José Vitor Jankevicius. Doutor em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo; professor aposentado da Universidade Estadual de Londrina. Avaliador de Cursos de Graduação e Institucional no Sinais/ Inep/MEC.

Carlos Rinaldo Nogueira Martins – Doutor em Educação pela Universidade Federal deUberlândia – MG, professor da Universidade Federal do Amapá em Ética e Educação.

16h: Coffee Break

16h às 17h: Abertura para discussão/debate com participação dos presentes.

17h às 18h: SÍNTESE DOS RESULTADOS/DISCUSSÕES/DECISÕES PARA ENCAMINHAMENTOS – Acompanhamento e anotações – Membros das Câmaras Técnicas do Cofen CTEP/CTAS/CTFIS/CTLN – Manifesto de Brasília – Cofen 2016