O que procura?

Encontre serviços e informações

Enfermagem da Escs e UnB obtém nota máxima no Enade

As graduações em enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e da Universidade de Brasília (UnB) foram avaliados com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2016. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira na última sexta-feira, 1º de setembro.

O curso de enfermagem apresentou o maior número de alunos no exame: 35.713 inscritos, dos quais 32.895 compareceram à prova. Nessa edição, apenas cursos de instituições públicas de ensino superior do Distrito Federal conseguiram conceito cinco (o máximo). Além da enfermagem da Escs e da UnB, as graduações em serviço social, nutrição, farmácia, fisioterapia e educação física da UnB alcançaram a pontuação mais alta.

Entre as particulares, o curso de enfermagem do Centro Universitário Iesb e da Faculdade LS conquistou conceito 4. No âmbito nacional, apenas 6% dos cursos avaliados alcançaram nota cinco no Enade, enquanto 25% das graduações chegaram ao conceito quatro. Entre as formações com a nota máxima, 16% eram de instituições públicas e 3% de faculdades particulares.

O desempenho dos alunos no Enade é um dos critérios para a qualidade das instituições de ensino. Outros fatores são estrutura e corpo docente. Os testes são aplicados em grupos de cursos superiores em ciclos de três anos. Desde 2013, o Enade só avalia estudantes concluintes. A última vez que estudantes ingressantes foram avaliados foi em 2010.