Encontro aborda saúde mental dos servidores de urgência e emergência

Evento discute saúde mental dos servidores que trabalham com situações extremas

Servidores da Atenção Pré-Hospitalar (APH) da Secretaria de Saúde promoverão, nesta terça-feira (11), a roda de conversa “A saúde mental nos serviços de APH: um legado de sucesso”. O evento, voltado aos profissionais que atuam em urgências e emergências, será realizado a partir das 19h30, no Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP-DF).

A psicóloga do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Andrea Chaves, uma das palestrantes e responsáveis pelo encontro, destaca a importância de eventos como esse para discutir a saúde mental dos servidores que trabalham diretamente com situações extremas.

“Em âmbito geral, as pessoas entram em contato com os serviços de urgência e emergência, como Samu, Bombeiros e polícia, quando estão em situações extremas e com a idealização de uma equipe ‘salvadora’. Toda essa pressão favorece a exposição desses profissionais a estresse pós-traumático e a depressão cinco vezes mais que a população geral”, conta Chaves.

Por isso, ela desenvolveu o projeto “Cuidando de Quem cuida”. Em setembro, percorreu toda as bases do Samu com uma palestra e participou da 1° Jornada de Saúde Mental do Trabalhador dos Bombeiros.

De acordo com ela, a expectativa é que o projeto seja anual, realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Ceilândia. “A exposição aos riscos de morte e urgências drásticas em que os servidores de urgências e emergências vivem, todos os dias, é uma causa importante a ser analisada”, destaca a psicóloga.

Andrea Chaves ressalta que, paralelamente ao cuidado com o indivíduo, pode haver um trabalho preventivo no próprio ambiente de trabalho, com o objetivo de diminuir os danos previstos no exercício da profissão.

A saúde mental nos serviços de APH: um legado de sucesso
Dia: 11 de dezembro
Local: Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal
Endereço: Setor de Rádio e TV Norte (SRTVN), Quadra 701, Ala A, edifício Brasília Rádio Center