Cuiabá recebe maior congresso científico anual da América Latina

A região Centro-oeste recebe, pela primeira vez, o maior evento científico anual da área de saúde na América Latina. Com o tema “Inovação e Tecnologia em Enfermagem: Avanços para a Profissão”, o 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, capital de Mato Grosso, de 18 a 21 de outubro. A solenidade de abertura será realizada hoje, às 19h.

São esperados cerca de quatro mil congressistas. Mesas redondas discutirão os principais avanços da enfermagem. Serão realizados 11 cursos pré-congresso, além de apresentações de experiências exitosas e trabalhos científicos na modalidade e-poster e comunicação coordenada. Durante o 19°CBCENF, haverá o lançamento de 15 livros e guias técnicos. O congresso traz, ainda, palestrantes renomados, como o maestro João Carlos Martins, com o tema “Superação no processo de adoecimento”.

“O CBCENF tem caráter científico, mas sua importância transcende a pesquisa e a atualização profissional. O conhecimento transforma e, através dele, buscamos articular a enfermagem em busca dos avanços tão necessários à saúde coletiva e a nossa profissão, que representa mais da metade dos recursos humanos em saúde no Brasil”, afirma o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.

Reunindo autoridades e instâncias decisórias, o 19° CBCENF será anfitrião de encontros nacionais e internacionais, incluindo o Encontro do Conselho Sul Americano de Enfermagem, na II Cúpula Sul-Americana de Enfermagem, encontros de profissionais da atenção primária à saúde, de profissionais de Enfermagem militares, da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares De Enfermagem (Conatenf), da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem (Conarenf), da Câmara Técnica de Fiscalização do Cofen (CTFIS), de comissões de ética e reuniões deliberativas.