Coren-DF se reúne com parlamentares para debater projeto que transforma IHBDF em organização

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) participou, nesta sexta-feira (18), de uma reunião na Câmara Legislativa do Distrito Federal, com parlamentares e representantes de entidades para traçar estratégias sobre o Projeto de Lei que expande o modelo aplicado no Instituto Hospital de Base (IHBDF) para a Secretaria de Saúde.

A proposta, tida como emergencial pelo executivo, enviado pelo governador Ibaneis Rocha à Câmara Legislativa, na última quarta-feira (16) e prevê que o Instituto Hospital de Base, atual responsável pelo gerenciamento do maior hospital público do DF, se torne uma organização e passe a administrar, inicialmente, o Hospital de Santa Maria e as seis Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) deixando em aberto a possibilidade de abranger toda a rede de saúde do DF, incluindo os centros de saúde.

O presidente do conselho, Dr. Marcos Wesley Feitosa destacou a preocupação com o texto do parágrafo 11 do Projeto de Lei que traz a extinção dos planos de carreira dos servidores públicos, bem como a transferência dos mesmos para outras secretarias. “Nos preocupamos com as condições de trabalho dos profissionais de enfermagem, pois isso se reflete na qualidade da assistência prestada”, disse.

Estiveram presentes no evento a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF (Sindenfermeiros), Dra. Dayse Amarílio, o Vice-Presidente Sindicato dos Médicos do DF (Sindmédico) Dr. Carlos Fernando da Silva, o Deputado Jorge Viana e o Deputado Carlos Abrantes, atual líder do governo na Câmara, entre outras entidades.

Encaminhamentos

O Coren-DF formalizará um ofício que será entregue a todos os deputados distritais. Este documento tem por objetivo sensibilizá-los a respeito dos riscos da precarização do atendimento a saúde e dos prejuízos que podem trazer aos profissionais de enfermagem da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).