Coren-DF se reúne com futuro Secretário de Saúde do DF

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Marcos Wesley, participou da primeira reunião conjunta dos sindicatos dos servidores da saúde com o futuro secretário da pasta, Osnei Okumoto. O encontro foi no auditório do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) e teve como objetivo a apresentação dos representantes das categorias profissionais e de pautas relacionadas a saúde do DF.

Dentre os assuntos debatidos, Dr. Marcos Wesley, chamou atenção para o dimensionamento inadequado na Secretaria de Saúde. “O Conselho de Enfermagem representa aproximadamente 50 mil profissionais entre auxiliares, técnicos e enfermeiros. Na Secretaria de Saúde, hoje, esse número gira em torno de 15 mil ativos e 20 mil entre ativos e aposentados. A nossa maior preocupação é em relação ao dimensionamento de pessoal. Existe uma dificuldade muito grande, pela falta de profissionais, para cumprir a Resolução 543/2017 do Cofen. Ao contrário de outras profissões nós temos profissionais aprovados para ser chamados nos concursos, mas, ainda assim, faltam profissionais para o bom funcionamento da saúde pública”, afirmou.

Entre os presentes na reunião estavam representantes do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (SINDATE-DF), do Sindicato dos Médicos (Sindmédico), do Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfermeiros), entre outros.