29/03/2018

Coren-DF realiza visita de inspeção na UPA de Sobradinho

Nesta quinta-feira (29) o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito

Nesta quinta-feira (29) o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal representado por Dr. Tiago Pessoa Alves, secretário do Coren-DF, realizou uma visita de inspeção à UPA de Sobradinho após o recebimento de denúncia referente à falta de segurança no desenvolvimento do trabalho dos profissionais de enfermagem.

Na oportunidade, várias irregularidades foram detectadas pelo Secretário, como o
improviso no descarte de perfuro-cortantes, expondo a enfermagem, outros profissionais e até a comunidade a acidentes e possível contaminação. Outra irregularidade encontrada foi a falta de máscaras N95, utilizadas, por exemplo, no cuidado de pacientes com tuberculose (mycobaterium tuberculosis). Alguns profissionais receberam uma máscara individual, enquanto outros necessitam compartilhar o “EPI”.

Foi verificada ainda, a falha na escala dos técnicos de enfermagem, sendo designados para realizar a classificação de risco, enquanto o transporte de pacientes graves ao Hospital Regional de Sobradinho é realizado sem a presença de profissionais de enfermagem.

O Coren-DF irá encaminhar as demandas à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e cobrará respostas.