19/09/2018

Coren-DF implanta Comissão Técnica de Saúde da Mulher

Cerca de 300 profissionais da saúde se inscreveram para o

Cerca de 300 profissionais da saúde se inscreveram para o 1º Seminário para Implantação da Comissão Técnica da Saúde da Mulher – Formação, Regulação e Prática. Promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), o encontro foi no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), nesta segunda-feira (17). Enfermeiros, médicos obstetras, responsáveis técnicos das maternidades e dos centros obstétricos do Distrito Federal debateram processos de trabalho na configuração de cuidado à saúde das mulheres a partir da Enfermagem obstétrica.

Segundo dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem realizada pela Fundação Owaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) a equipe de enfermagem é predominantemente feminina, sendo composta por 84,6% de mulheres. Para o presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley esse dado reforça a importância de se debater sobre a saúde das mulheres também no ambiente de trabalho. “Atualmente, vemos muitas mulheres sendo vítimas de violência doméstica, violência no trabalho e isso se reflete nos profissionais de enfermagem, exatamente, pela predominância feminina. Este Seminário é uma importante oportunidade para elaborar diretrizes e implementar ações visando um cuidado mais específico com a saúde das mulheres”, afirmou.

De acordo com a Conselheira Regional, Vilma Alves, o seminário é um passo para a enfermagem obstétrica do DF. “É importante trocar experiências e informações com profissionais que já trabalham nessa área, dessa forma podemos melhorar a assistência às mães na hora do parto e aos profissionais de saúde que atendem esse público”, afirmou.

Dentre os presentes no evento estavam o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (SINDATE-DF), Dr. João Cardoso, o representante da Japan International Cooperation Agency (JICA), Yutaro Tanaka, a presidente do SindEnfermeiro- DF, Dra. Dayse Amarílio e a presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO-Nacional), Dra.Kleyde Ventura.