19/04/2018

Conselhos de Enfermagem debatem desafios no 9º Seminário Administrativo

Os Conselhos de Enfermagem formam um sistema integrado, que tem

Os Conselhos de Enfermagem formam um sistema integrado, que tem como maior patrimônio o conhecimento e a capacitação dos gestores e profissionais que vestem a camisa da Enfermagem, destacou o presidente do Cofen, Manoel Neri, que deu boas-vindas aos novos gestores na abertura do 9º Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (9º Semad). O seminário acontece de quarta a sexta (18 a 20/4), em Brasília.

“Este seminário é um compromisso que o Cofen tem com os empregados públicos e com cada regional”, ressaltou a vice-presidente, Irene Ferreira

“Capacitação é essencial para gerir conselhos profissionais com a necessária governança e respeito aos princípios e normas da administração pública. Não há espaço para amadorismo”, afirmou o presidente. Neri pediu apoio dos novos gestores à participação de suas equipes no Mestrado Institucional que vai capacitar o corpo permanente do sistema.  Composta por funcionários públicos efetivos, a primeira turma do mestrado institucional do Sistema Cofen/Conselhos Regionais iniciou em março as aulas na Universidade de Brasília (UnB).

“Este seminário é um compromisso que o Cofen tem com os empregados públicos e com cada regional. Vivenciamos, nos últimos anos, uma melhoria de gestão, fruto da capacitação dos gestores e colaboradores. Abro aqui um parêntese para parabenizar o presidente Manoel Neri”, afirmou a vice-presidente, Irene Ferreira.

O presidente do Coren-DF, Marcos Feitosa, ressaltou a responsabilidade de gerir um conselho regional de Enfermagem e a importância de iniciativas de capacitação e aperfeiçoamento, como o Semad.

A programação prosseguiu com apresentação do trabalho das Ouvidorias, instrumento democrático de controle social dos conselhos, melhoria da gestão e de comunicação com os profissionais de Enfermagem e a sociedade em geral. “Aspectos polêmicos nas licitação e contratos” e “gestão de pessoas e inclusão no e-social” serão debatidos ao longo do dia, esclarecendo as principais dúvidas de gestores dos Conselhos Regionais.

Fonte: Cofen