Comissão do Cofen vai reformular código de ética em enfermagem

A comissão que vai reformular o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, instituído pela Resolução 311/2007 do Conselho Federal de Enfermagem, definiu o cronograma de execução de atividades e a metodologia de trabalho a ser desenvolvida. O grupo também vai receber sugestões dos conselhos regionais, que terão prazo para propor alterações no texto.

A minuta do novo código de ética também será submetida à consulta pública no site do Cofen por 30 dias, para avaliação e sugestões da comunidade de enfermagem. A comissão vai compilar todo o conteúdo recebido para realizar, no primeiro semestre de 2017, a 1ª Conferência de Ética Profissional de Enfermagem, a fim de envolver os conselhos regionais e as categorias de enfermagem na elaboração do texto substitutivo.

“Tal processo de reformulação agrega transparência e participação ativa do público envolvido com a profissão da enfermagem, além de tornar o documento mais claro e objetivo para os usuários”, afirma Jebson Medeiros, conselheiro federal e coordenador da comissão. Os conselhos regionais de enfermagem poderão criar comissões estaduais para debater alterações e propostas com gestores e a comunidade de enfermagem local.

Além de Medeiros, compõem a comissão de reformulação do código de ética o vice-presidente do Coren-SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva; a coordenadora da comissão de ética do Coren-CE, Viviane Mamede Vasconcelos; e as enfermeiras Cleide Mazuela Canavezi, Joseilze Santos de Andrade e Maria Eliane Moreira Freire.