Cofen participa do III Fórum de Enfermagem dos BRICS

Encontro reuniu representantes internacionais da Enfermagem

III fórum ocorreu na Rússia

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou, nos dias 22 e 23 de maio, do III Fórum de Enfermagem dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em São Petersburgo, na Rússia. O fórum abordou o seguinte tema: “O enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: alcançando progressos através do avanço do papel da Enfermagem”.

A cerimônia oficial teve início com a transmissão da vídeo conferência, que mostra 15 regiões da Rússia onde foram discutidas as práticas de Enfermagem de modo geral nos países membros, com destaque para os questionários sobre regulamentação do exercício da Enfermagem. O Brasil foi destaque, devido a atuação desenvolvida pelo Cofen ao longo dos anos.

Representando o Cofen, a vice-presidente do Cofen, Nádia Mattos, debateu os questionamentos apresentados pela plateia do fórum e apresentou palestra sobre “O avanço do papel dos enfermeiros no contexto das doenças crônicas não transmissíveis”.

Conselheiros federais também fizeram parte da programação do evento

Conselheiros federais também fizeram parte da programação do evento, Osvaldo Albuquerque apresentou a palestra sobre “O ônus das doenças crônicas não transmissíveis e abordagens para tratamento, cuidado e prevenção” e Lauro Cesar palestrou sobre “O papel da pesquisa da Enfermagem no gerenciamento das doenças crônicas não transmissíveis”.

Ao final do fórum, ocorreu a reunião da associação/conselhos dos presidentes e foi definido o local de realização do IV Fórum dos BRICS, que será na África do Sul, em 2020, com cidade sede a ser definida.

Fonte: Ascom-Cofen