Cofen é eleito membro titular do Conselho Nacional de Saúde

Enfermeira Ivone Martini representa do Cofen no Conselho Nacional de Saúde

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) foi eleito, nesta terça-feira (13/11), membro efetivo do Conselho Nacional de Saúde (CNS), instância máxima de controle social do SUS. A nova gestão terá mandato de três anos (2018-2021).

“Hoje é um dia muito importante para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Pela primeira vez na história conquistamos a vaga de membro efetivo do Conselho Nacional de Saúde. Uma luta iniciada em 2008 e vitoriosa na eleição do CNS no dia de hoje. Os Conselhos de Enfermagem agora tem voz e voto na principal instância de Controle Social do SUS. Uma vitória de todos. Os nossos agradecimentos”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Para o presidente do CNS, Ronald Santos, o processo eleitoral para a renovação do conselho foi “uma lição sobre a importância da unidade, da democracia e do compromisso com a Saúde na vida do povo brasileiro”. “É uma generosa construção da democracia participativa, que permite que usuários, trabalhadores, gestores, prestadores de serviço possam decidir os melhores rumos para garantir o direito à vida. Foi um processo rico, envolvendo mais de cem entidades”, afirmou.

CNS é responsável por aprovar, a cada quatro anos, o Plano Nacional de Saúde, além de aprovar o orçamento e acompanhar sua execução.

“Nas plenárias do CNS são debatidas todas as questões referentes à Saúde Coletiva. Nossa participação, como parte do seguimento ‘profissionais de Saúde’, permite uma efetiva participação na definição de diretrizes e políticas de Saúde, incluindo questões relacionadas ao trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, que representam mais da metades dos recursos humanos em Saúde no Brasil”, explica a enfermeira Ivone Martini, que representa o Cofen no CNS.

Composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da Saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, o CNS é responsável por aprovar, a cada quatro anos, o Plano Nacional de Saúde, além de aprovar o orçamento da Saúde e acompanhar sua execução. Desde 2015, o Cofen integrava a composição do CNS, como suplente.