Cofen define nova data para lançamento da campanha Nursing Now

Lançamento nacional ocorrerá em abril

Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, é madrinha da campanha

A plenária do Conselho Federal de Enfermagem aprovou, nesta segunda-feira (18/2), o plano de trabalho para a campanha Nursing Now (“Enfermagem Agora”) no Brasil. O lançamento da campanha nacional acontecerá em 24 de abril, em Brasília.

A campanha global busca fortalecer o investimento na formação profissional, na regulação da prática, na oferta de condições saudáveis de trabalho, na disseminação de práticas qualificadas e inovadoras de Enfermagem.

O Cofen firmou convênio com o Nursing Now Global para coordenar oficialmente a iniciativa no Brasil, juntamente com Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, ligado à Escola de Enfermagem da USP em Ribeirão Preto/SP.

Universalização da Saúde – A Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) defende a ampliação do papel dos enfermeiros na atenção primária à saúde como estratégia imprescindível à universalização do acesso. Uma das estratégias defendidas pela OPAS, com apoio do Cofen, é a implementação da Enfermagem de práticas avançadas no Brasil, desenvolvendo e aprofundando o trabalho interprofissional na atenção básica.

“É uma honra coordenarmos, juntamente com a OPAS/OMS, o lançamento oficial da campanha “Nursing Now” no Brasil. A universalização do acesso e da cobertura da Saúde no mundo não pode prescindir de uma atuação ativa e qualificada da Enfermagem, que representa mais da metade dos profissionais de Saúde”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Fonte: Ascom – Cofen