Campinas recebe o maior evento anual da Saúde na América Latina

Maior evento científico anual da área de Saúde na América Latina, o 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) coloca em evidência os 2.112.574 milhões de profissionais que atuam por todos os cantos do país, de norte a sul.

Entre os dias 26 e 30 de novembro, a cidade de Campinas (SP), vai receber mais de cinco mil pessoas que se inscreveram no Congresso e esgotaram as vagas que foram disponibilizadas antecipadamente. O Cofen abriu mais 500 vagas para a inscrição no local.

O tema central do CBCENF desse ano será sobre a Valorização Profissional. Para o presidente do Cofen, Manoel Neri, “um justo reconhecimento da importância da Enfermagem, que exige uma formação de qualidade, capaz de articular teoria e prática, e uma voz ativa na construção de políticas públicas.”

Com intensa programação científica, o evento recebe também encontros nacionais e internacionais de Enfermagem. Atenção Primária em Saúde, Saúde da Mulher, Saúde Mental são temas de alguns dos eventos que serão realizados durante o congresso. Também na pauta do CBCENF/2018 , o Encontro Anual do Conselho Regional de Enfermagem do Mercosul (CREM), que contará com a participação da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS).

A agenda do 21º CBCENF se inicia na segunda-feira (26/11), antes mesmo da abertura oficial, com cursos pré-congresso, incluindo temas como identificação da sepse, hemodinâmica, práticas integrativas e complementares, dimensionamento, gerenciamento baseado em evidências, entre outros. As palestras serão concentradas no turno matutino. À tarde, acontecem mesas redondas, além de apresentações de experiências exitosas e trabalhos científicos na modalidade e-poster. Estão confirmados grandes nomes, como o conferencista Roberto Shinyashiki e a enfermeira Maria Júlia Paes e Silva. As perspectivas do SUS em 30 anos serão apresentadas pelo presidente da Abrasco, Gastão Wagner.

Nesta edição do CBCENF, o Cofen apresenta um produto inédito no Brasil. Uma proposta imersiva de realidade virtual em três dimensões. O projeto consiste em um filme curta metragem de ficção sobre a Enfermeira Anna Neri – Quando Nasce uma Heroína -. A proposta é colocar o espectador dentro da trama e promover uma experiência sem precedentes no país.