Audiência Pública em defesa do Piso Salarial dos Enfermeiros lota Câmara Legislativa do DF

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), representado por seu Secretário, Dr. Tiago Pessoa, esteve presente na Câmara Legislativa do DF na tarde desta quinta-feira (17/5), apoiando o Projeto de Lei 1921/2018 proposto pelo deputado distrital Chico Vigilante, que estabelece o piso salarial para os enfermeiros da rede privada no Distrito Federal.

O projeto prevê quatro níveis de piso salarial, de acordo com a carga horária semanal. Os valores foram calculados com base na média das faixas salariais dos enfermeiros que trabalham no Distrito Federal sob o regime da CLT.

R$ 2.437,36 para jornadas de 20 horas semanais;

R$ 3.656,22 para jornadas de 30 horas semanais;

R$ 4.387,26 para jornadas de 36 horas semanais;

R$ 5.362,20 para jornadas de 44 horas semanais.

“O enfermeiro estuda pelo menos cinco anos para ter uma visão global da Saúde, aprender a fazer um plano de cuidado, gerenciar equipe, conhecer a fisiologia da doença”, afirmou Dr. Tiago Alves, que destacou a diferença salarial entre profissionais de igual preparo.

O deputado Chico Vigilante relembrou os cuidados que recebeu em sua internação. “Eu não tenho dúvidas da vocação, da dedicação, do cuidado de cada profissional. Mas a Enfermagem não pode ser apenas abnegação. O reconhecimento não pode ser apenas um tapinha nas costas”, ressaltou o Chico Vigilante, que também é autor da Lei Distrital do descanso digno para a Enfermagem.

O projeto é resultado de agenda proposta pelo Sindicato dos Enfermeiros e Coren-DF, e tem o apoio do Conselho Federal dos Enfermeiros (Cofen).