O que procura?

Encontre serviços e informações

A atuação da enfermagem no combate ao câncer de mama

O mês de outubro é conhecido mundialmente como o período em que as pessoas se atentam para o movimento Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A enfermagem têm um papel importante nesse cuidado, pois além de realizar ações que ajudam a reduzir os riscos de se ter a doença, também dá suporte durante o tratamento.

Segundo a enfermeira especialista em Saúde Pública Dra. Milene Cristina dos Santos a enfermagem atua nos níveis de prevenção do câncer. “A adoção de hábitos saudáveis como consumir mais frutas e verduras, fazer atividades físicas, não fumar, por exemplo, fazem parte da prevenção primária que tem como objetivo impedir que o câncer se desenvolva. Essa vale para todos os tipos de câncer”, afirma.

Dra. Milene Cristina dos Santos especialista em Saúde Pública.

Nos outros níveis de prevenção o enfermeiro pode, dentro dos protocolos de saúde, solicitar exames, como a mamografia, por exemplo, e auxiliar no diagnóstico. Ele pode, ainda, administrar medicações e trabalhar na reabilitação do paciente. “Muitas vezes os resultados dos exames vêm primeiramente para a enfermagem e esse enfermeiro é quem dá o diagnóstico e encaminha para o especialista que vai atender da melhor forma. Dentro da saúde da família a equipe de enfermagem vai continuar dando apoio para essa mulher que estará fragilizada, inclusive apoio emocional”, explica Dra. Milene.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que este ano no Brasil mais de 59 mil novos casos da doença devem ser diagnosticados. No Distrito Federal, a previsão é de que mais de mil mulheres enfrentem a doença no mesmo período. “Esse tipo de câncer é um dos que mais afeta as mulheres. No Brasil a sobrevida é baixa em relação a outros países, isso significa que essas mulheres são diagnosticadas tardiamente o que dificulta um possível tratamento. Então, nós enfermeiros, precisamos estimular a prevenção, pois quanto mais rápido se detecta a doença, maiores as chances de cura”, assegura a especialista.

Para a Dra. Milene Cristina, os enfermeiros devem se orgulhar e assumir o grande espectro de ações que podem ser feitas na luta contra o câncer de mama. “Muitas vezes o enfermeiro é a grande referência dentro do centro de saúde e ele têm autonomia para auxiliar no rastreamento e na realização de testes para diagnosticar precocemente e evitar a mortalidade”, conclui.

De acordo com o Protocolo da Atenção Básica – Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde a estratégia preconizada para o rastreamento de câncer de mama é a mamografia a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos.

Segundo o Inca, por meio da alimentação saudável, da atividade física e do controle do peso corporal é possível evitar 28% dos casos de câncer de mama.